domingo, 9 de maio de 2010

Cuidados com o Silicone!!!!



Li esta matéria no blog da Julia Thetinski
www.frescurinha.com.br, e achei bem interessante para dividir com vocês!!! Temos que ter muuuuito cuidado!
É um texto escrito pelo cirurgião plástico Aristóteles Scipioni, não somente vale a leitura como também a divulgação.
Com tanta informação que temos acesso nos dias de hoje, o barato não pode sair caro.


Alerta – cuidados com as próteses de silicone
Por Aristóteles Scipioni

Por recomendação da Agência Francesa de Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA proibiu a importação, distribuição, uso e comércio da prótese de silicone da marca Poly Implant Prothese (PIP) em todo o país. O motivo da proibição foi o alerta sobre o rompimento de diversas próteses dessa marca.

O alerta abre espaço para discutir a posição brasileira em relação às próteses de silicone. Nos Estados Unidos, por exemplo, o governo só libera o uso de duas marcas, consideradas as mais seguras do mercado. O Brasil, no entanto, segue as recomendações europeias e autoriza o uso de pelo menos 18 marcas.

A diferença de preço entre uma boa prótese de silicone e a prótese proibida chega a ser de 70%. Segundo a Agência Francesa de Saúde, análises na prótese PIP constataram que a empresa fazia o uso de matéria prima de baixa qualidade, não autorizada para a fabricação deste tipo de produto.

Embora ainda não se tenha registros de problemas causados por esta prótese no Brasil, sabe-se que mais de 25 mil brasileiras utilizam o silicone da marca. Além disso, mais de nove mil unidades do produto foram importadas para o país e serão recolhidas para análise.

A Anvisa aconselha que mulheres que utilizam a prótese PIP procurem o cirurgião responsável pelo implante para definir os procedimentos futuros. A proibição serve de alerta para que as pessoas procurem informações sobre o profissional de saúde e material utilizado antes de realizar os procedimentos cirúrgicos. Um bom médico saberá indicar os melhores produtos, pensando no custo benefício e na saúde dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário